O assunto que trago hoje - Alfabetários - é continuação da Semana de Boas Vindas.
Abaixo deixo algumas sugestões de alfabetários em vídeos. Os vídeos podem ser usados por períodos, cada vídeo um mês, por exemplo. Deste modo, a criança recorda o alfabeto de modo lúdico, dinâmico e diferente a cada mês. Postarei alguns vídeos. Após usá-los nos primeiros cinco ou seis meses letivos, você pode retornar ao primeiro e repetir a sequência novamente.
Outro uso é a montagem de DVDs com os vídeos para que os alunos possam estudar, recordando o alfabeto, em casa.
Existe também o uso da proposta inclusiva no ensino do alfabeto. Alguns dos alfabetos abaixo descrevem o movimento das letras bem como imita o som dos objetos que cita para ilustrar palavras que começam com determinada letra (para o aluno que tem baixa visão ou cegueira, ou ainda para o aluno que apresenta mais dificuldade em fazer as associações no alfabeto). Tem ainda o vídeo do alfabeto com o tradutor de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) ou ainda outro em que uma tradutora explica os movimentos de cada letra do alfabeto em LIBRAS.
Espero que vocês apreciem!
Abraço e bênçãos à todos!
Ana Larrubia
VÍDEO DO ALFABETO 1:
VÍDEO DO ALFABETO 2:
VÍDEO DO ALFABETO 3: ABC - VIDEO CRIADO POR ELIZEU BATISTA
PODE SER USADO EM TURMAS COM ALUNOS DE BAIXA VISÃO OU CEGOS PORQUE APRESENTAM OS SONS "ILUSTRANDO COM OS SONS" E DE MODO DIVERTIDO AS PALAVRAS CITADAS NA APRESENTAÇÃO DAS LETRAS.
VÍDEO DO ALFABETO 4: ABC DA GALINHA PINTADINHA
ABC DA GALINHA PINTADINHA EM LIBRAS
VÍDEO DO ALFABETO 5: ALFABETO DO BEBELE
ESTE VÍDEO VAI DESCREVENDO, DE FORMA CANTADA, A FORMA DAS LETRAS.
VÍDEO 5: ALFABETO GUGUDADA
VÍDEO 6: ABC1234 KIDS
SIMPLES MAS TEM A LETRA DA MÚSICA PARA QUE AS CRIANÇAS QUE JÁ ESTÃO CAMINHANDO MAIS NA ALFABETIZAÇÃO, POSSAM SER DESAFIADAS A ACOMPANHAR A MÚSICA.
VÍDEOS DE ALFABETO EM LIBRAS:
ESTE VÍDEO É BEM EXPLICATIVO, PARA REALMENTE ENSINAR LIBRAS AOS OUVINTES.
0 comentários:
Querido visitante, seja bem-vindo e fique à vontade para copiar as sugestões para usá-los no seu trabalho ou no seu blog, mas não esqueça a citação, registre de onde tirou. Quanto às imagens, se alguma delas aqui postada tiver assinatura, mantenha o crédito. Aos autores: caso tenhamos tirado algo da internet e não aparecia autoria na fonte de onde tiramos, podem se colocar para que isto seja reparado e o crédito devido lhe seja dado. “Colcha de Saberes”