Image Map

Alfabeto de Rótulos - brincando de arquivar em ordem alfabética

Queridas e queridos do blog,


O assunto de hoje é o uso diversificado do alfabetário e da ordem alfabética em sala de aula.




ALFABETÁRIO DE RÓTULOS:
Gosto de possibilitar a construção do alfabetário que comporá a sala de aula de diferentes formas ao longo do ano. O alfabetário que postarei abaixo é feito com rótulos. Estes rótulos podem ser colocados como ponto de partida; e as crianças devem ser estimuladas a trazerem rótulos ao longo de uma ou duas semanas (ou ao longo do ano) e o alfabetário vai ganhando mais itens que representem cada letra.

CAIXA ARQUIVO DE PALAVRAS NOVAS EM ORDEM ALFABÉTICA:
Outra ideia interessante é trabalhar a ordem alfabética de um modo usado socialmente: para catalogar coisas. Usando a impressão destas fichas do alfabetário de rótulos, pedir que os alunos (organizados em grupos) estabeleçam a arrumação das mesmas em uma caixa (como um arquivo) em ordem alfabética. Como a atividade será construída e o arquivo aumentado ao longo do ano, a ideia é se tirar as dúvidas sobre os usos corretos da ordem alfabética.
Se forem acrescentando nomes ilustrados os alunos poderão procurar em que parte do arquivo colocá-los, de modo que continuem em ordem alfabética. Como esta atividade será feita em grupo, é importante que cada grupo tenha o seu próprio arquivo e que seja responsável por cuidar, organizar e acrescentar palavras novas. 

Espero que a dica seja útil!

Um início de ano abençoado para todos!

Com carinho, 

Ana Larrubia















0

0 comentários:

Querido visitante, seja bem-vindo e fique à vontade para copiar as sugestões para usá-los no seu trabalho ou no seu blog, mas não esqueça a citação, registre de onde tirou. Quanto às imagens, se alguma delas aqui postada tiver assinatura, mantenha o crédito. Aos autores: caso tenhamos tirado algo da internet e não aparecia autoria na fonte de onde tiramos, podem se colocar para que isto seja reparado e o crédito devido lhe seja dado. “Colcha de Saberes”

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...