Dia do Folclore

Criação da data


O Congresso Nacional Brasileiro, oficializou em 1965 que todo dia 22 de agosto seria destinado à  comemoração do folclore brasileiro. Foi criado assim o Dia do Folclore Nacional. Foi uma forma de valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro. Desta forma, a cultura popular ganhou mais importância no mundo cultural brasileiro e mais uma forma de ser preservada. O dia 22 de agosto é importante também, pois possibilita a passagem da cultura folclórica nacional de geração para geração.


Comemoração


O Dia 22 de agosto é marcado por várias comemorações em todo território nacional. Nas escolas e centrou culturais são realizadas atividades diversas cujo objetivo principal é passar a diante a riqueza cultural de nosso folclore. Os jovens fazem pesquisas, trabalhos e apresentações, destacando os contos folclóricos e seus principais personagens. É o momento de contarmos e ouvirmos as histórias do Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Curupira, Boto, Boitatá, etc.
Nesta data, também são valorizadas e praticadas as danças, brincadeiras e festas folclóricas.

Contribuição do Site Sua Pesquisa


Sugestões de Atividades:

Adivinhas:

Podem ser desenvolvidas atividades de consciência fonêmica:

Brinquedos:



Extraído da Revista "Recreio"



Extraído da Revista "Recreio"


Parlendas:


Podem ser desenvolvidas atividades de rimas e aliterações e de consciência fonêmica:

O que é o que é?

Podem ser desenvolvidas atividades de rimas e aliterações e de      consciência fonêmica:



Lendas:

Atividade de Consciência de Palavras:






Boa comemoração neste dia especial!!!


2

2 comentários:

Del Rodrigues disse... [Responder Comentário]

Olá amiga, passando rapidinho para ver as novidades! Muito boas! Desejo-lhe uma semana cheia da Luz!Bjs

Ana Larrubia Andrade disse... [Responder Comentário]

Querida, Del!!!! Que bom recber sua visita neste nosso cantinho!!! Vou retribuir a visita em breve pois fiquei curiosa com seu último "post"... rsrsrs Uma semana cheia de Deus pra vc!!!@Del Rodrigues

Querido visitante, seja bem-vindo e fique à vontade para copiar as sugestões para usá-los no seu trabalho ou no seu blog, mas não esqueça a citação, registre de onde tirou. Quanto às imagens, se alguma delas aqui postada tiver assinatura, mantenha o crédito. Aos autores: caso tenhamos tirado algo da internet e não aparecia autoria na fonte de onde tiramos, podem se colocar para que isto seja reparado e o crédito devido lhe seja dado. “Colcha de Saberes”

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...