Image Map

Semana de Boas Vindas

Olá!

Atendendo à alguns pedidos sobre sugestões neste início das aulas, organizamos algumas delas. Espero que sejam úteis!


Sugestões Diárias para a Primeira Semana de Aula:

- Primeiro dia: 

Boas Vindas,
Brincadeiras de apresentação (com músicas, com nomes, com placas, etc).

Distribuição do cartão (que pode ser dado com bala e lápis, com bala apenas, com lápis apenas ou ainda, apenas o cartão). O cartão, se você não teve tempo de arrumá-lo, pode ser feito com as crianças.

Sugestão para cartão e ou marcadores de livros: (site: http://www.ideiacriativa.org/2013/12/marcador-de-paginas-copa-do-mundo-fuleco.html)




Podem ser colados em placas de indicação de cantinhos na sala ou nos pirulitos de boas vindas, também do site Ideias Criativas:


Separar uma bonita história para o momento literário que pode ser com fantoches, dedoches ou apenas um livro. Ou até uma que você construa com as crianças onde cada um conta um pedaço da história. Você pode começar e terminar.  O meio da história pode-se deixar as crianças construírem. Funciona muito como momento de conhecimento do grupo (nós os conhecemos e eles conhecem o outro e se tornam conhecidos). A página do Facebook traz uma artista que faz materiais em feltro com dedoches, livros de pano, etc. O material dela é bastante interessante... Fica aqui a dica! Mas também podemos construir personagens, junto com os nossos alunos, de fantoches de palitos e papel ou E.V.A. 

Uma sugestão de livro: 
http://ceciliavmv.wordpress.com/2013/01/03/livros-em-slides_-literatura-infantil/na-minha-escola-todo-mundo-e-igual/



(Link da Vera no Facebook:  https://www.facebook.com/vera.azvdo?fref=ts)





Se você não tem tempo e deseja algo mais prático, existem desenhos para fantoches já prontos como os do site http://www.smartkids.com.br/passatempos/teatro-personagens-2-teatro.html  e  http://www.smartkids.com.br/passatempos/teatro-personagens-1-teatro.html




Atividade de construção de um livrinho que leva o nome de cada um: a professora se apresenta e mostra o desenho que fez de si mesma (que pode ser feito na hora) e o seu nome. Mostra a sua família (com quem mora) desenhada e com os nomes dos componentes desta família. Estas atividades devem ser feitas em meia folha de ofício NOME. Outra metade da folha de ofício FAMÍLIA. São as duas primeiras páginas do livro. A CAPA deve ser feita ao final (talvez no início da próxima semana). Cada dia serão feitas duas páginas. Ao final da semana ou no começo da próxima os livros estarão prontos e poderão ser utilizados como AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA INICIAL. Dados importantes poderão ser colhidos da análise dos desenhos, da escrita de como a criança produz, como pensa e como é o seu contexto.

Existem bordas para serem usadas neste livrinho. Algumas sugestões estão neste site: http://cantinhodaprodenise.blogspot.com.br/2008/09/bordas-pedaggicas.html



- Segundo dia: 

Acomodação
Começo da arrumação dos cantinhos com as crianças (se os cantinhos já estiverem prontos, percorrer cada um deles e trazer à memória o significado e a forma de utilização). Se quiser colocar plaquinhas em cada cantinho e enfeitar a sua sala de aula com motivo da copa, a sugestão dos círculos acima usados no pirulitos é boa.

Momento Literário – Livro que fale das atividades diárias de sala de aula– conversar sobre o que fazemos todo o dia e porquê  e falar da importância de algumas atividades que se repetem todos os dias na escola (ROTINA). Sugestão:



Segunda parte do livrinho: idade e o que mais gosta de fazer (em ½ página), rua onde mora, endereço (em outra ½ página). Sempre a professora mostrará o seu primeiro pois estará se apresentando, construindo o seu livrinho também e estimulando o aluno na sua produção.

- Terceiro dia: 

Momento literário – Livro com nome próprio como título. Após a leitura do livro escolhido, conversar sobre a história do nome de cada um. Existem livros que vão tratar a identidade à partir do nome, de modos diversos:

Sugestão:
Aluno com dislexia:
http://ceciliavmv.wordpress.com/2013/01/03/livros-em-slides_-literatura-infantil/joao-preste-atencao/
O nome o o bullying:
http://sinepecontraobullying.blogspot.com.br/2012/04/com-o-inicio-das-aulas-livros-infantis.html

A identidade e o nome completo:
http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=14&id=3430


Montagem dos crachás ou telhadinhos com os nomes de cada aluno. Os nomes deverão estar postos em tiras. O aluno ajudará a enfeitar o crachá e colar o nome nele.
http://www.ideiacriativa.org/2013/12/crachas-para-imprimir-copa-do-mundo.html



Terceira parte do livrinho: Em uma (1/2 folha de ofício) página pedir que as crianças desenhem amigos preferidos e coloquem os seus nomes. Em outra (1/2 folha de ofício) página pedir que as crianças desenharem ( e escreverem sobre) alguma brincadeira especial ou passeio que fizeram nestas férias.

- Quarto dia: 

Visita aos espaços da escola e conversa com os funcionários que trabalham em cada espaço. Não é uma entrevista formal, mas já é o começo do exercício de entrevistar alguém.
As ilustrações deste livrão podem ser feitas em grupos ou individuais (após a criação da história) e comporão este livrão que pode ter o nome MINHA ESCOLA.   

Momento literário – livro que fale da escola. Conversar sobre os espaços da escola. Os funcionários da escola. Função dos espaços e das pessoas. Ou criar uma história coletiva com os alunos onde a professora comece a falar sobre a escola, cada espaço, tipos de funcionários que existem na escola e as crianças vão completando e ajudando a criar a história que deve ser escrita num cartaz.

Sugestão: http://ceciliavmv.wordpress.com/2013/01/03/livros-em-slides_-literatura-infantil/a-escolinha-do-mar/




Quarta parte do livrinho: duas (½ folhas de ofício) páginas cujo assunto será escola. Em uma página pode-se pedir que a criança desenhe ( e escreva)o que ela mais gosta na escola. Em outra página pedir que ela desenhe ( escreva sobre) pessoas que ela conheceu naquele dia na escola e o que essas pessoas fazem: escolher 1 ou 2 pessoas.

- Quinto dia:

Verifique o que não conseguiu ser feito ao longo da semana e faça neste último dia.
Organize com as crianças um mural com as produções dos alunos. Que seja um mural de boas vindas, mas também que traduza a identidade daquele grupo de alunos.
Organização dos espaços coletivos de sala de aula.

Momento Literário - Amizade, entrosamento.
Sugestão:
http://ceciliavmv.wordpress.com/2013/01/03/livros-em-slides_-literatura-infantil/camila-e-seus-amigos/

http://www.conversinhademae.com.br/2011/04/amizade-e-sonhos-em-livro-infantil.html

Espero que gostem!!! Aguardo notícias de vocês, leitores do blog!!!

Obs.: Na postagem seguinte trataremos da AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA INICIAL.

Abraços e bênçãos,

Ana Larrubia





2

2 comentários:

Unknown disse... [Responder Comentário]

Oi Ana,
estou adorando suas sugestoes. Vou tentar fazer o livrinho e agradeço suas dicas sobre o alfabetário!
Parabéns pelo blog!
Beijinhos, Cássia

Ana Larrubia Andrade disse... [Responder Comentário]

Oi, querida!!! Que bom que gostou... Vou atualizar o blog com as novas sugestões de alfabetários... Como aquelas que lhe enviei por e-mail. Os próximos assuntos de início de ano vão sair em breve... Aguarde! Abraços saudosos e semana abençoada!@Cássia rocha

Querido visitante, seja bem-vindo e fique à vontade para copiar as sugestões para usá-los no seu trabalho ou no seu blog, mas não esqueça a citação, registre de onde tirou. Quanto às imagens, se alguma delas aqui postada tiver assinatura, mantenha o crédito. Aos autores: caso tenhamos tirado algo da internet e não aparecia autoria na fonte de onde tiramos, podem se colocar para que isto seja reparado e o crédito devido lhe seja dado. “Colcha de Saberes”

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...