Image Map

Minha Sala Especial - Cantinhos I


Queridos e queridas do blog,

Decidi compartilhar com vocês alguns cantinhos da minha sala de aula. Uma sala de classe especial. As fotos apresentadas na Plenária sobre "O uso e função dos Cantinhos na Sala de Aula de Alfabetização" na Formação do PNAIC, turma 1 de regentes, durante o Encontro de Julho.

Espero que gostem!



VISTA DA SALA:

A sala é pequena e nela funciona uma turma de DI (Deficientes Intelectuais) pela manhã e uma turma de DMU (Deficiências Múltiplas) à tarde. A turma da manhã possui 9 alunos e a turma da tarde 6 alunos, dentre os quais, cinco são cadeirantes.



PLACA DA SALA:

Esta é a placa da sala. Sejam bem-vindos!



CANTINHO DOS JOGOS:

Logo perto da entrada, à direita, fica o cantinho dos jogos. Este cantinho possui um conjunto de porta tampinhas de refrigerante (e outros) feito com frascos de amaciantes... 






CANTO DAS FOTOS DAS TURMAS:

Como o espaço precisa ser bem aproveitado, a porta do armário funciona como porta-retrato das duas turmas... Deu um colorido à porta cinza do armário e ficou bem útil...




CANTINHO DOS ANIVERSARIANTES:

O mural ao lado do armário é o mural dos aniversariantes. Estamos vivendo um projeto na escola cuja temática é a Sustentabilidade. Neste projeto, os personagens da Turma da Mônica funcionam como "fio condutor" dos assuntos do projeto. Neste mural temos os personagens da Turma da Mônica mais tradicionais e os Inclusivos: Dorinha (Deficiente Visual), Tati (com Síndrome de Down), Luca (cadeirante), dentre outros.






CANTO DO ARMÁRIO E DA TV:

Para dar um pouco mais de cor a cortininha do armário tem o mesmo tecido da cortina da janela... O espaço pode ser pequeno mas a imaginação precisa ser sempre grande e em expansão...



MURAL DOS TEXTOS:

Este canto do mural é onde colocamos textos e palavras em destaque extraídas de algum texto ou fruto de pesquisa... Nele está em destaque a parlenda "A galinha do vizinho".




CANTINHO DA ROTINA DIÁRIA:

É o centro do mural. Nele coloco as atividades propostas para o dia e uma seta que vai mudando conforme a atividade muda.



CANTINHO DAS CORES E FORMAS:

Neste canto do mural vamos acrescentando as formas geométricas e as cores à medida que vão sendo apresentadas.





CANTINHO DA LEITURA:

Este cantinho é um espaço gostoso de leitura onde são colocados gibis, revistas e livros (que são trocados trimestralmente), onde são postos mini-colchonetes individuais empilhados e almofadas... No momento da leitura cada aluno pega seu colchonete e um livro ou gibi e procura um cantinho da sala... Também temos os momentos coletivos onde fazemos um semi-círculo na sala e cada senta no seu colchonete para ouvir uma história, teatro ou novidade...





CANTINHO DA CHAMADA:

Após o cantinho da leitura temos a charmosa janela abaixo da qual usamos um elástico trançado como cordinha onde colocamos os nomes dos alunos. É a nossa chamadinha.






ALFABETÁRIO:

O alfabetário é trocado a cada trimestre também. Novos tipos de alfabetários são posto nos bolsinhos transparentes...






Outro dia posto os demais cantinhos da minha sala. Espero que gostem e que seja útil.

Abraços


2

2 comentários:

Nayhara Ferreira disse... [Responder Comentário]

Parabéns pelo trabalho realizado com as crianças especiais !!
Bela iniciativa em fazer o Blog, irei visitá-la sempre, a escola em que trabalho está montando uma sala de recursos multifuncionais. Temos vários alunos especiais. Adorei suas sugestões, vai nos ajudar bastante.

Nayhara Ferreira

Ana Larrubia Andrade disse... [Responder Comentário]

@ Nayhara Ferreira Nayara, querida! Seja bem-vinda! Que bom que gostou! Passe por aqui e deixe sugestões e dicas também! Obrigada pela visita! Ana Larrubia Andrade

Querido visitante, seja bem-vindo e fique à vontade para copiar as sugestões para usá-los no seu trabalho ou no seu blog, mas não esqueça a citação, registre de onde tirou. Quanto às imagens, se alguma delas aqui postada tiver assinatura, mantenha o crédito. Aos autores: caso tenhamos tirado algo da internet e não aparecia autoria na fonte de onde tiramos, podem se colocar para que isto seja reparado e o crédito devido lhe seja dado. “Colcha de Saberes”

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...